sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Projeto: Livro Virtual

Atualmente estamos vivenciando cada vez mais a tecnologia da informação, onde os alunos estão praticamente substituindo, por exemplo, a televisão pelo computador, a bola pelo vídeo game.
Assim acredito que a Educação precisa usar e abusar dessa ferramenta para aprimorar as aulas e transformar aqueles conteúdos complicados em uma maneira mais agradável e fácil. É possível fazer essa parceria, pois a tecnologia está a nosso favor e não podemos ficar a margem do aluno e sim buscar por inovações que favorecem a qualidade de ensino.
O projeto LIVRO VIRTUAL é favorável e viável para qualquer que seja o ano, porém os resultados maiores será para 1° e 2° ano do ciclo de alfabetização afinal estão aprendendo a desenvolver a escrita e o letramento. Neste projeto poderemos explorar a criatividade do aluno ou reescrever uma história tais como os contos de fadas ou até mesmo receitas.
A ilustração de cada página (cena) poderá ser desenhos produzidos pelos alunos em folha A4 ou pelo computador e após essa coleta de páginas poderemos utilizar um editor de texto (BrOffice Writer, Microsoft Word, Notepad, etc.) para reescrever a história ou criar.
Após a coleta dos desenhos e a do texto será a hora de montar o LIVRO VIRTUAL, onde poderemos utilizar um editor de vídeo ou imagem. No caso do ProInfo Pérola os professores terão todo o suporte dos monitores para este projeto.
O resultado será totalmente satisfatório para ambos, podendo depois fazer uma exposição ou apresentação dos vídeos.
Um exemplo simplificado é este vídeo:



Caso alguém necessite de mais informações ou um auxílio poderá entrar em contato. 
Esperamos ter ajudado!


Um comentário: