segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sugestões para o laboratório de informática

Normalmente o maior problema enfrentado no laboratório de informática é na hora de planejar e aplicar uma aula, assim abaixo segue sugestões tanto para o andamento da aula quanto para o espaço físico.

O planejamento da aula é fundamental sem esquecer de testar o software antes da aplicação da aula, evitando possível transtorno.

Os jogos educacionais tem um forte atrativo para os alunos, além de trabalhar conteúdos que em sala de aula traz uma certa insegurança. Caso a aula fique cansativa com jogos é possível alternar com vídeos e apresentações diversificadas. Abaixo segue detalhes sobre a aula de vídeo e apresentações:

Vídeos - Filmes (*Fazer um cinema na escola), documentários, clipes, entre outros é uma maneira de diferenciar ou até quem sabe fazer com que os alunos desenvolvam uma produção de vídeo.

Apresentações - Os alunos podem criar apresentações ou o professor para uma apresentação criada por um software de apresentação, tais como Impress (Linux) ou o PowerPoint (Windows). Há também o PREZI, um site que é possível fazer a criação de apresentações muito diferente e divertida.

Obs.: Para exibição de vídeos ou apresentações poderá ser usado o Data Show para chamar mais atenção dos alunos.

Temos a possibilidade de fazermos projetos dentro do laboratório utilizando a produção de fotografias (imagens), desenhos, boletim informativo (jornal da escola), gibi, blog (diário virtual), entre outros...

O boletim informativo trará informações para toda a comunidade, serão notícias, avisos, fotos, comentários... Há uma grande finalidade na criação disso, afinal os próprios alunos poderão estar desenvolvendo ele.

No caso do gibi há um software chamado HagáQuê que ajuda na criação de histórias em quadrinhos e também há o site Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica que possibilita com que as pessoas criem histórias com os personagens da Turma da Mônica. Com o gibi os alunos poderão se incentivar mais pela leitura e escrita, é uma maneira bacana de se trabalhar.

Para incentivar ainda mais o laboratório podemos deixar a disposição das pessoas uma caixa de sugestão na qual deverá ser depositado críticas, sugestões e elogios referentes ao laboratório. Dará para fazer um mural informativo contendo o agendamento semanal ou mensal, avisos, notícias, frases incentivadoras, tabela de comportamento e muito mais...

A tabela de comportamentos é uma forma de incentivar o aluno a participar da aula, podendo em cada mês dar como prêmio para a sala ganhadora horas na internet ou jogar qualquer tipo de jogo que há nos computadores, isso vai da criatividade e necessidade de cada laboratório.

Essas foram as sugestões para o laboratório de informática, mas vale lembrar que através da criatividade é possível aprimorar essas sugestões ainda mais.

Esperamos ter ajudado!


Carinhosamente,

Família ProInfo Pérola

Nenhum comentário:

Postar um comentário